ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Pacto Pelotas pela Paz

Integrantes do CIP avaliam indicadores de evasão escolar

Fichas de comunicação de alunos infrequentes são ferramentas para evitar o abandono dos estudantes

05-12-2018 | 18:25:43

A prefeita Paula Mascarenhas reuniu-se, na tarde desta quarta-feira (5), com membros do Comitê Integrado de Prevenção (CIP) para avaliar parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz; desta vez, a capacitação para o atendimento a menores vítimas de violência, voltada a profissionais da rede, e os indicadores relativos à evasão escolar, bem como suas motivações, foram o tema central do encontro. 

Fotos: Gustavo Vara

A reunião, realizada na Sala do Pleno, da SSP, contou com a representação de agentes de segurança, saúde, educação, assistência social, Ministério Público e Conselho Tutelar. A partir de dados apontados pelo Observatório de Segurança Pública, o Comitê pôde analisar a incidência, não só da evasão escolar nos dois primeiros trimestres de 2018, como o número de Fichas de Comunicação de Alunos Infrequentes (Ficais).

Os indicadores, que referem-se às escolas urbanas, rurais e infantis de Pelotas, são referentes ao número de formulários preenchidos pelas escolas em relação às matrículas efetuadas. Considerada como um instrumento do poder público para evitar a evasão escolar, a Ficai possibilita que a rede aja a tempo tempo de garantir a permanência do aluno na instituição de ensino.

“A escola é o centro da prevenção social. É importante que aproximemos o Pacto dos professores e equipes diretivas, para que entendam a importância desta ficha como ferramenta de gestão e de compreensão da realidade”, salientou a prefeita.  

Incentivar o preenchimento dos formulários nos educandários e buscar ativamente crianças e adolescentes em iminência de evasão, através da rede de saúde e educação, foram medidas apontadas pelos membros do CIP. Além disso, foram discutidas a relação entre as Ficais de cada escola e a ocorrência de evasão nos seis primeiros meses do ano, assim como o perfil dos alunos e as motivações do abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Capacitação para a rede

O grupo ainda comentou sobre o evento ‘Desafios para a proteção à criança e ao adolescente vítima de violência: o papel da rede', que reuniu cerca de 300 agentes do Município e de instituições envolvidas com o trabalho de proteção à infância e juventude, no dia 14 de dezembro.

Organizada pelo Ministério Público, a atividade foi dedicada à discussão dos fluxos de atendimento executados pela rede, com a finalidade de alinhar ações, integrar órgãos e compartilhar informações relevantes às resoluções dos casos.

“Foi uma excelente oportunidade para conhecermos as técnicas necessárias no acolhimento das vítimas, sobretudo, sabermos o que não podemos fazer para contaminar os seus depoimentos. A formação continuada dos agentes é imprescindível para que possamos unificar e qualificar a rede”, reforçou a promotora da Infância e da Juventude, Luciara Robe da Silveira.

O secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, e o coordenador do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, também participaram da reunião desta quarta.

Tags

cip, comitê integrado, prevenção, pacto pelotas pela paz

Carregando 0%
Carregando 0%