Procon Pelotas adverte que substituição de itens com defeito é obrigatória

Lojista não é obrigado a trocar produto sem defeito

Procon Pelotas adverte que substituição de itens com defeito é obrigatória
Por Carolina Ney – MTb/SP 23024 03-11-2025 | 14:48:48
Tags: Comércio , Código de Defesa do Consumidor , Procon

Presente no comércio local, a campanha de Natal motiva o Procon Pelotas à orientação sobre a troca de produtos. Os lojistas não são obrigados a substituir mercadorias sem defeito, quando o consumidor ou presenteado não gostar da cor, tipo, tamanho e qualquer outro quesito.

O amparo da regra, para transações físicas e on-line, está no Código de Defesa do Consumidor (CDC). "Recomenda-se ao comprador, antes de escolher e pagar, a precaução de perguntar se o estabelecimento realiza a troca", salienta o coordenador executivo do órgão municipal, Crístoni Costa.

Exigências comuns para substituição

  • Etiqueta mantida.
  • Apresentação da nota fiscal.
  • Inexistência de marcas de uso ou estragos.

Quando é dever da empresa?

Havendo vício de fábrica, imperfeição ou mau funcionamento do produto, existem alternativas a serem combinadas: o direito a um igual ou equivalente em valor, ao reembolso, ou a desconto proporcional.

A reclamação precisa ocorrer em até 30 dias, se forem serviços ou bens não duráveis, tais como alimentos e cosméticos.

A queixa ao comerciante também é viável em até três meses, caso se trate de duráveis, entre eles eletroeletrônicos, móveis, roupas e roupas.

Notícias Relacionadas

Procon orienta internautas sobre golpe de ofertas

Procon orienta internautas sobre golpe de ofertas

Procon Pelotas alerta para golpe do ‘falso banco’

Procon Pelotas alerta para golpe do ‘falso banco’

Procon informa lei que proíbe crédito por telefone a idosos

Procon informa lei que proíbe crédito por telefone a idosos

Cesto Básico e Ração Essencial custam mais em novembro

Cesto Básico e Ração Essencial custam mais em novembro