Lajeado lançou nesta segunda-feira iniciativa de combate à criminalidade tendo modelo pelotense como referência
Por Gustavo Azevedo 11-06-2019 | 10:26:20
As conquistas do Pacto Pelotas pela Paz ultrapassaram a ponte do Retiro e serviram de exemplo para outra cidade gaúcha enfrentar a criminalidade. Lajeado, no Vale do Taquari, lançou nesta segunda-feira (10) a sua iniciativa para frear a violência e promover a cultura da paz. A cerimônia contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, que foi recebida pelas autoridades lajeadenses como referência de como o Poder Executivo Municipal pode enfrentar o tema.
Em seu discurso, no auditório lotado, Paula reforçou a necessidade de que mais prefeitos possam encarar a segurança pública como prioridade.
“Dentro da política o tema que mais me encanta é o da segurança pública. Porque ele trata do ser humano. A gente pensa segurança como polícia e criminoso. É muito mais do que isso. É relacionamento humano, é nosso futuro, é educação, é saúde, é desenvolvimento econômico para gerar emprego e renda. Esse tema é incontornável nos nossos municípios”, destacou a prefeita.
O exemplo de Pelotas foi usado como referência pelos diretores do Instituto Cidades Seguras, Alberto Kopittke e Tâmara Biolo, que deram consultoria para o Município em 2017 e agora atuam em Lajeado.
“Pelotas conseguiu reduzir em 50% os índices de homicídios num trabalho integrado das forças de segurança em menos de dois anos. A cidade se tornou exemplo de como a união de esforços dá certo”, destacou Alberto.
Tâmara apontou as ações de prevenção como o coração do pacto, com atuação sistemática na atenção com as crianças e jovens, passando pela atuação em rede, oportunidades de emprego e renda, além do olhar especial na ressocialização de apenados. “Pelotas é pioneiro na utilização de mão de obra prisional para reforma prédios públicos. Os apenados recebem todo o apoio e atuam junto às comunidades. Essa iniciativa será usada em Lajeado” afirmou a especialista.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo (PP), conta que fez contato com a prefeita Paula para saber mais sobre o pacto pelotense e que decidiu apostar no projeto para reduzir a criminalidade na sua cidade. “Pelotas vem fazendo um grande trabalho. E a prefeita nos ajudou, deu os caminhos para a gente iniciar”, ressaltou.