Programa Conte Comigo chegará a escolas, unidades de saúde e centros de assistência social
17-09-2019 | 17:20:48
Desenvolver habilidades de raciocínio, consolidar laços afetivos e melhorar a comunicação estão entre os principais ganhos, já comprovados cientificamente, do programa Conte Comigo, com eficácia comprovada em países como Inglaterra, Estados Unidos e África do Sul. No Brasil, ele é feito de forma pioneira em Pelotas, através da estratégia Infância Protegida, do Pacto Pelotas pela Paz. A metodologia, que já beneficiou mais de 120 famílias pelotenses desde o ano passado, aposta no compartilhamento de livros para fortalecer vínculos familiares e, consequentemente, reduzir os índices de violência.
Nesta semana, a iniciativa foi retomada em escolas de Educação Infantil (Emeis) e de Ensino Fundamental (Emefs) e, até o final do ano, ela também deve chegar a centros de assistência social e unidades de saúde do Município, a fim fortalecer a rede de prevenção à violência implantada através do Pacto – atualmente, 20 projetos que abarcam desde o cuidado com a primeira infância até a ressocialização de apenados são executados na cidade.
Na Emei Manuel Bandeira, na Vila Castillhos, o Conte Comigo começou nesta terça-feira (17), com a supervisão da facilitadora Mara Félix – ela e outros 20 servidores, entre professores, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e educadores sociais, foram formados na metodologia, em agosto. Para o grupo de mães, Mara introduziu o programa, destacou seus principais objetivos e quis conhecer as expectativas de quem convive com realidades semelhantes em casa, inerentes à primeira infância de toda criança.
Município forma mais 21 servidores para o Conte Comigo
Programa aposta nos livros para fortalecer vínculos familiares
Conte Comigo fortalece vínculos e melhora a comunicação
Compartilhar experiências e consolidar uma relação saudável com os filhos – todos alunos da Manuel Bandeira – estão entre os anseios das participantes, que se reunirão por oito semanas para explorarem sete livros com diferentes temáticas para serem trabalhadas com os filhos, como sentimentos, perspectivas, intenções e relações. Na apresentação do programa, a facilitadora leu relatos de outras mães que já participaram da metodologia e atestam as melhorias que ele promoveu em seus lares, o que animou as iniciantes.
Nesta segunda (16), o Conte Comigo começou na Emef Mário Meneghetti, no Getúlio Vargas – a primeira escola municipal de turno integral da zona urbana; a facilitadora Celina Meirelles realizará o programa com 25 alunos, de 5 e 6 anos, do pré 2.
Recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a metodologia diferencia-se da contação de histórias habitual por tornar a criança peça fundamental na construção da narrativa, trabalhando, desta forma, sua imaginação, criatividade e desenvolvimento cognitivo. O livro torna-se, desta forma, ferramenta essencial para o estabelecimento de diálogo e conexão entre pais e filhos. Sem textos, a publicação traz imagens coloridas e atrativas, que despertam a curiosidade das crianças e estimulam a interação.
De forma descontraída e dinâmica, a cada semana um novo livro será apresentado às mães, juntamente, com técnicas para se trabalhar abordagens diferentes – conexões, comparações e sentimentos, por exemplo. A orientação é repetir a prática de compartilhamento de livros todos os dias, no mínimo, por dez minutos.