Pacto Pelotas pela Paz foi um dos exemplos citados pelo vice-governador durante apresentação
28-02-2019 | 12:00:14
O Governo do Rio Grande do Sul lançou, na manhã desta quinta-feira (28), o projeto RS Seguro – Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública. A prefeita Paula Mascarenhas acompanhou o anúncio realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, da iniciativa que vai guiar os trabalhos no âmbito estadual pelos próximos quatro anos.
As ações de segurança pública serão focadas no combate ao crime, na prevenção, no atendimento ao cidadão e no sistema penitenciário, priorizando políticas públicas com maior retorno social. A proposta inclui estratégias de repressão a homicídios, ao tráfico, ao crime organizado, à corrupção e à lavagem de dinheiro, além de qualificar o inquérito policial, modernizar e agilizar as perícias.
A prefeita fez questão de participar do evento em apoio à iniciativa, que busca envolver as gestões municipais na pauta.
“Estou satisfeita que busquem incluir os municípios, que os chamem a participar. É uma proposta que envolve integração, inteligência, prevenção e trabalho com evidências científicas; algo que a gente vem defendendo”, comentou Paula.
Pelotas foi exemplo citado pelo vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, em relação às atividades planejadas no eixo de prevenção do RS Seguro, com o projeto Mão de Obra Prisional, sucesso no município. Está prevista ainda a criação do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA-RS), a fim de promover a união entre órgãos estaduais, federais e municipais de segurança pública, de modo semelhante ao Pacto Pelotas pela Paz.