Resgatar a autonomia e autoestima dos jovens, consolidar a relação professor-aluno e minimizar as situações de distorção entre idade e ano norteiam o projeto do Pacto Pelotas pela Paz
19-08-2019 | 17:53:42
Todas as segundas e terças-feiras, 12 alunos da escola municipal Almirante José Saldanha da Gama, da Bom Jesus, têm encontro marcado com as professoras Joci e Fabi para reforçar o conteúdo visto em aula, produzir trabalhos de diferentes disciplinas, elaborar textos, resolver cálculos matemáticos e, principalmente, multiplicar o conhecimento que os levará à aprovação do ano.
O grupo de estudo, que também é realizado em outras 19 escolas municipais, representa o projeto ‘Construindo Saberes’ – iniciativa da Prefeitura que busca resgatar a autoestima dos estudantes, fortalecer a relação aluno-professor e, sobretudo, impedir a evasão escolar.
Pacto pela Paz aposta na escola como centro de prevenção à violência
A proposta é uma das ações do Pacto Pelotas pela Paz, por apostar na educação como aliada para prevenir a violência e diminuir a criminalidade no município. No educandário do Areal, a construção coletiva do saber já apresentou bons resultados: 100% dos participantes foram aprovados no primeiro trimestre e avançaram de ano.
“Vejo eles evoluindo, crescendo, recuperando a autoestima, tornando-se mais responsáveis e compromissados. Pra mim, essa é a melhor recompensa”, afirmou a professora de português, Jociane Nunes.
No ano passado, dos 112 estudantes atendidos pelo projeto, 92 avançaram de ano; em 2019, dos 369 envolvidos, 208 já foram aprovados. Mais do que números, o ‘Construindo Saberes’ coleciona histórias de superação e vitórias pessoais. Jociane relata exemplos de alunos que seguidamente faltavam à aula e, depois de participar do grupo, tornaram-se assíduos; e de estudantes com comportamentos violentos, que mudaram suas posturas e assumiram suas responsabilidades e compromissos.
“Tenho uma ex-aluna que continua me mandando as notas e afirmando que ainda vai me dar muito orgulho. Eu respondo sempre que ela já me dá, estudando e se esforçando”, contou a professora, que trabalha com o grupo, principalmente, a produção e a interpretação de textos. Ela divide a tarefa do projeto com a professora de matemática, Fabiane Harter; mas os conteúdos vistos não se restringem às letras e aos números – história, geografia, ciências e outras matérias também passam pela orientação das docentes.
Entre os alunos do 6º ano aprovados com a ajuda do ‘Construindo Saberes’, Endriw, 12 anos, e Érica, 15, são exemplos de que a iniciativa dá certo. Eles elencam como pontos positivos a aproximação com as professoras, a integração e a troca de conhecimento com os colegas, além, é claro, da aprovação de ano.
“Fiquei muito feliz. As coisas que achamos difícil em aula, com o projeto, ficam muito mais fáceis”, detalhou Endriw.
A dupla também atesta que a educação é a porta de entrada para novas perspectivas e sonhos para realizar: os dois já almejam as profissões que querem seguir no futuro – ele, arquiteto, e ela, enfermeira.
A entrega de trabalhos no prazo correto, o interesse em sala de aula e a capacidade de acreditar mais em si mesmo também foram destacados pelas professoras. Este é o terceiro ano em que a iniciativa é executada na Saldanha da Gama; as aulas interdisciplinares, que ocorrem das 13h30min às 17h30min, também são realizadas na biblioteca e no laboratório de informática, onde são utilizados recursos tecnológicos para dinamizar o aprendizado.
“Não queremos que eles somente avancem de ano, mas sim, que melhorem a postura, ganhem autoestima e autoconfiança para enfrentar os desafios”, completou Jociane.
Pelas próximas duas semanas, os integrantes do ‘Construindo Saberes’ terão uma missão importante para fazer: sairão destes grupos as 20 cartas que vão compor a Cápsula do Tempo 2019/2069, que será enterrada ainda neste ano para ser aberta daqui 50 anos. As mensagens escritas pelos jovens foi o item preferido dos pelotenses em votação online, cujo resultado foi divulgado nesta semana.
Cartas de Estudantes vencem votação do conteúdo da Cápsula do Tempo
As cartas coletivas serão como um diálogo dos adolescentes de agora com os de 2069, onde devem expor suas expectativas e como gostariam que fosse a Pelotas do futuro. Os textos devem ser entregues à Secretaria de Educação e Desporto até dia 2 de setembro. Também vão compor a caixa edições de jornais do dia, certidão de bebê nascido na data, camisas dos times de futebol da cidade e livro com receitas de doces de Pelotas. Saiba mais sobre a Cápsula do Tempo 2019/2069 aqui.