ÚLTIMAS NOTÍCIAS > Gabinete da prefeita

Trabalho Técnico Social conclui primeira fase no Haragano

Confraternização no salão de festas do condomínio registrou o fim desta etapa

Por Tânia Magalhães 30-06-2018 | 20:54:16

  

      O projeto Trabalho Técnico Social, financiado pela Caixa Federal e executado pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), encerrou a primeira fase no Residencial Haragano, com confraternização no salão de festas do próprio condomínio do programa Minha Casa Minha Vida. Diversos eixos foram trabalhados, entre os quais o de Mobilização e Organização Comunitária, onde se insere o projeto Bons Vizinhos, que contou com a parceria do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

      O eixo da Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz acolhe projetos como o Trabalho Técnico Social e as atividades desenvolvidas pelo Bons Vizinhos.

      “O projeto ganha corações e ajuda a transformar a cidade. A iniciativa, aqui no Haragano, começou pequenininha, cresceu, ganhou destaque e pode mudar vidas pelo Brasil afora”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, referindo-se à prática da boa convivência. 

     

Fotos: Gustavo Vara

      O fortalecimento do trabalho social atua nos eixos Mobilização e Organização Comunitária, Desenvolvimento Socioeconômico, Educação Ambiental e Patrimonial, Gestão Condominial e Acompanhamento e Gestão Social da Intervenção. A assistente de Projetos Sociais da Caixa Federal, Kelli Dill, explica que, além de ser agente financeira, a instituição também presta orientação para a execução do projeto.

      No Residencial Haragano, a SHRF, secretariada por Ubirajara Leal, executou o projeto terceirizando o trabalho técnico social para o Senac. Foram ministrados cursos de operador de supermercado, salgados para festas, Jovem Aprendiz (capacitação para o mercado de trabalho), informática para jovens e adultos, e de barbeiro. A diretora do Senac/Pelotas, Mariângela da Silva, agradeceu a Prefeitura e a Caixa, que oportunizaram a mudança de vida das pessoas.

      “Este projeto foi o primeiro desenvolvido em condomínio do programa Minha Casa Minha Vida em Pelotas. Vamos buscar recursos para estendê-lo a novos residenciais”, garantiu o secretário Ubirajara Leal.

      Os responsáveis técnicos da SHRF e do Senac/Pelotas, respectivamente os assistentes sociais Laci Bertinetti e Joel Pinheiro Ortiz, conduziram as atividades do projeto no Haragano.

Bons Vizinhos

      De dezembro de 2017 a maio deste ano, moradores do Residencial Haragano participaram de reuniões promovidas para desenvolver a boa convivência no condomínio e no interior das próprias famílias. Três facilitadoras da Justiça Restaurativa ligadas ao Cejusc – Marilaine Furmann, Nívia Benites e Izabel Lopes -, conduziram os diálogos e as propostas de entendimento e soluções.

      O coordenador do Cejusc, juiz de Direito Marcelo Malízia Cabral, disse que encontrou um clima diferente no Haragano. 

“Os moradores dizem que se sentem mais em paz, aprendendo a conversar, a conviver com diferenças e a respeitar”, afirmou Cabral.

      O juiz comemorou os resultados do projeto e salientou que o momento é para celebrar o nascimento de um novo horizonte – o da vida em paz -, e anunciou que o Bons Vizinhos seguirá – os moradores vão escolher seus representantes para atuar como facilitadores.

      “Todos precisam estar conectados na crença de que é possível viver em paz e que esse hábito começa dentro de casa, onde deve ser construída uma relação de tolerância e de carinho. A seguir, passamos para os vizinhos, aceitando diferenças e buscando caminhos para encontrar soluções para conflitos”, salientou a prefeita.

            A confraternização no Haragano contou com apresentação do Musical do Cerenepe, sob coordenação da professora Lauren Tavares. Muita música, dança e animação marcaram o evento.

Tags

haragano, bons vizinhos, trabalho social

Carregando 0%
Carregando 0%