Temos atualmente no município 33 unidades de Saúde com profissionais capacitados, aptos a fazer a avaliação e se necessário tratamento e/ou encaminhamento do tabagista. Destas, 10 estão realizando grupos de atendimento (Bom Jesus, CAPS AD, Cerrito Alegre, Jardim de Allah, Sítio Floresta, Puericultura, Py Crespo, Navegantes, Dunas e Laranjal). O programa atinge todas as faixas etárias desde que o usuário esteja motivado a parar de fumar.
A estratégia que o município adota é a do Ministério da Saúde. E neste contexto, nossas ações são norteadas pelas orientações do Instituto Nacional do Cancêr (INCA) que coordena e executa, em âmbito nacional, o Programa de Controle do Tabagismo e outros fatores de risco de câncer.
No Programa Nacional de Controle ao Tabagismo, o tratamento tem como base a abordagem em grupos de apoio, todos os fumantes antes da abordagem em grupo passam por uma avaliação clínica e os identificados com maior grau de depêndencia recebem tratamento medicamentoso. Atualmente o município disponibiliza adesivos de nicotina com 21mg, 14mg e 7mg, e a bupropiona.