Cerca de 500 crianças e adolescentes do município são beneficiados pelo projeto criado em 2011
01-02-2019 | 11:49:36
Cerca de 25 jovens de Pelotas, Santa Maria, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e Rio Grande reuniram-se na manhã desta sexta-feira (1º), no Instituto de Menores Dom Antônio Zattera (Imdaz), para mais uma atividade do ‘camp’ de treinamento do Quem Luta Não Briga (QLNB) – projeto de taekwondo desenvolvido pela Prefeitura.
Até domingo (3), as meninas e meninos ficam alojados no espaço e participam de uma programação idealizada pra promover a interação entre os atletas e capacitá-los para futuras competições, explica o coordenador do projeto, Rossano Diniz.
“Todos aqui vêm com o objetivo de evoluir para buscar uma vaga na Seleção Gaúcha ou Brasileira de Taekwondo, e escolhem passar este período em Pelotas a fim de formar uma base até retornarem aos seus municípios de origem. É ótimo para eles e para nossos atletas também”, acrescenta Diniz.
A oportunidade de interagir e trocar conhecimentos também é apontada pelo mestre de taekwondo como ponto positivo da iniciativa, que já está na sua quarta edição. De acordo com ele, um das intenções é proporcionar uma lição de vida, salientando que nestes dias os jovens são submetidos não apenas a treinos, onde a parte técnica é explorada, mas também a momentos de reflexões e disciplina.
“Essa experiência é como um retiro para eles, onde também precisam se comprometer com a organização e limpeza do local. Todos eles já vieram em outras edições e voltam porque se sentem acolhidos”, afirma o coordenador do Quem Luta Não Briga.
Entre os lutadores que participam do 'camp', estão o pelotense Henrique - campeão e atleta da Seleção Gaúcha - e Mateus, vice-campeão do campeonato Sul-Americano, na categoria cadete.
Ainda nesta sexta, o grupo participa de outro treinamento à tarde e, à noite, sai para passeios pela cidade, como ida ao Shopping Pelotas. No último dia da programação, os participantes realizam disputas amistosas com o sistema eletrônico de competição específico da modalidade. Em julho, outro ‘camp’ está previsto para ocorrer em Pelotas, adianta Diniz; desta vez, o município deverá receber uma equipe do Uruguai.
Criado em 2011 com a finalidade inicial de solucionar conflitos entre alunos de uma escola municipal, a iniciativa ampliou sua abrangência e, atualmente, beneficia cerca de 500 crianças e adolescentes pelotenses. Desenvolvido pela Secretaria de Educação e Desporto, também conta com a parceria da Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e do Imdz.
Envolvendo jovens de todo o município, o projeto atua em cinco núcleos: no Imdaz (Areal), no Colégio Municipal Pelotense (Centro), na Esef (Três Vendas), na AABB da UFPel (Porto) e na Escola Municipal de Educação Infantil Bernardo de Souza – onde são realizadas aulas de iniciação ao taekwondo, voltadas a crianças de 4 a 6 anos. De acordo com Diniz, o núcleo da Escola Municipal Ferreira Viana será retomado neste ano.
Veja mais fotos no Flickr da Prefeitura.